Gerir a formação dos seus colaboradores!

O que tem de ser feito pela empresa?

Todas as empresas estão obrigadas a ter um plano de formação profissional para todos os seus colaboradores, havendo inclusive coimas estipuladas, para quem não o cumpre.

A legislação que entrou em vigor há 10 anos refere “todas as empresas devem organizar formação profissional, estruturando planos de formação”.

Na prática o que se pretende é que os seus colaboradores estejam cada vez mais preparados para as exigências do mercado, para a sua evolução e desenvolvimento tecnológico.

Quais os direitos dos trabalhadores?

De acordo com o nº 2 do artigo 131 do Código do Trabalho, “cada trabalhador tem direito a 35 horas de formação por ano”.

Como tal deverá ser estabelecido um plano de formação anual, tendo em conta que pelo menos 10% dos seus colaboradores terão de receber formação profissional. Depois é definir as ações a realizar, os objetivos e conteúdos das mesmas.

Como gerir a formação que é dada?

Para os clientes do Software ARTSOFT que utilizam o módulo de Gestão de Recursos Humanos, existe um sub-módulo intitulado Gestão da Formação.

Com este módulo poderá de uma forma simples, e centralizada criar um plano de formação, monitorizar e avaliar os mesmos, gerir documentos formativos, gerir inscrições, etc.

Campanha ARTSOFT:

Durante o mês de Abril, para os clientes ARTSOFT com módulo de Gestão de Recursos Humanos, o Módulo Gestão da Formação é gratuito para a sua licença.

Para os utilizadores do módulo de Assiduidades, é igualmente disponibilizado gratuitamente o Módulo Portal do Colaborador.

Qualquer esclarecimento ou dúvidas contactar via e-mail comercial@gestisoft.pt ou para o número geral 218 059 428.